Café da manhã Gastronomia Receitas Veganas

Panqueca Vegana de Banana e Mirtilos

Essa receita de panqueca é daquelas estilo panquecas americanas, porque ficam bem gordinhas e fofinhas. É uma opção perfeita para aquele café da manhã especial, porque os mirtilos levantam a receita e ficam incríveis no meio da panqueca, causando uma explosão de sabores na boca. No último dia das mães fiz essas panquecas para minha mamis e ela amou demais, então fica a dica para vocês fazerem em ocasiões especiais tanto para agradar você mesmo quanto para agradar quem você ama!

A gente sempre tem uma banana sobrando na fruteira né? Aqui em casa sempre tem a banana prata porque é a preferida por ser mais firme, ácida e ter um sabor mais neutro para receitas. Inclusive, é panqueca de banana, mas o sabor da banana mesmo fica bem sútil, pois ela bem amassadinha nessa receita entra mais como substituto do ovo, pois dá estrutura para a massa. Se estiver bem madura, a panqueca vai ficar mais doce, mas tanto faz o ponto da banana.

Essa panquecas são feitas com farinha de trigo, portanto contém glúten. Eu vario bastante entre farinha branca e a integral, depende muito do que tem em casa e da fase em que estou. Outra coisa que sempre faço é substituir 1/4 de xícara da farinha por aveia em flocos ou por uma proteína vegetal. Fica mais nutritiva e continua muito saborosa!

O leite vegetal na panqueca você pode variar de acordo com o que tem em casa, ultimamente tenho feito bastante com o de soja (sem açúcar e não transgênico) que é o leite que mais contém proteína. Inclusive, fica a dica para quando forem comprar leites vegetais, procurem sempre pelos que não contém açúcar porque além de serem mais saudáveis, você controla a quantidade de açúcar em suas receitas. Mas você pode fazer em casa, pois é super fácil. Tem receita de leite de coco e leite de amêndoas aqui no blog, mas se quiserem mais receitas de leites vegetais deixem um comentário aqui embaixo, que aí produzo mais conteúdos sobre leites vegetais caseiros 😀

Essa receita já é tão incrível que dispensaria acompanhamentos, mas gosto muito da ideia de passar alguma coisa nas panquecas enquanto estou comendo. Então, como acompanhamento, essas panquecas doces combinam muito com banana em rodelas, mel ou melado, pasta de oleaginosas como amendoim e amêndoas. Enfim, pode usar sua imaginação nos acompanhamentos, mas como os mirtilos são a estrela da receita e são muito saborosos, prefiro acompanhamentos mais neutros mesmo. 

Bom, sei que vocês devem estar curiosos, então vamos logo para a receita dessa panqueca vegana de banana e mirtilos né pessoal 😀

Panqueca Vegana de Banana e Mirtilos
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 banana prata
  2. 1 colher de sopa de chia
  3. 1 xícara de leite vegetal
  4. 1 colher de chá de óleo vegetal
  5. 1/2 colher de sopa de açúcar
  6. 1 pitada de sal
  7. 1 colher de chá de essência de baunilha
  8. 1 xícara de farinha de trigo (pode ser a branca ou a integral, e 1/4 da farinha pode ser substituída por aveia ou proteína vegetal)
  9. 1 colher de chá de fermento para bolo
  10. 1/2 xícara de mirtilos congelados
Instruções
  1. Em um bowl, amasse bem a banana com um garfo até que vire uma papinha
  2. Acrescente a chia, o leite vegetal, o óleo, açúcar, sal e essência de baunilha. Misture bem
  3. Entre com a farinha de trigo e a aveia ou proteína vegetal se decidiu usar. Encorpore bem na massa até ficar tudo homogêneo
  4. Adicione o fermento e mexa delicadamente
  5. Finalize com os mirtilos mirtilos congelados
  6. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Melhor se for aquelas especiais para panqueca
  7. Coloque 1 concha de massa na frigideira e ajeite-a com uma colher se necessário para deixá-la bem redondinha
  8. Assim que a massa crescer um pouco e começar fazer vários furinhos, é hora de virar
  9. Então vire-a. A panqueca vai crescer mais um pouco, e desse lado você deixa até as laterais estarem com aspecto de assadas
  10. Depois de cada panqueca pronta, limpe a frigideira com papel toalha para que não queime a próxima
  11. Repita o processo até acabar a massa e pronto!
Notas
  1. Com a concha que uso em casa, essa receita rende 4 panquecas
  2. Serve 2 pessoas se for for servir apenas as panquecas
NômadeVeg https://nomadeveg.com.br/

Para quem quiser, tem a receita em vídeo lá no IGTV do meu Instagram, vem ver e já aproveita para me seguir e acompanhar por lá, assim você fica por dentro de todas as novidades, além de várias outras inspirações!

 

Um beijão de luz, 

 

 

Posts Relacionados

Sem Comentários

Deixe uma resposta