Menu
Caseiro / Receitas

Como Fazer Leite de Amêndoas

O leite de amêndoas é um ótimo leite para entrar em contato com o mundo dos leites vegetais. Primeiro, porque lembra muito a textura do leite de vaca, e para quem está pensando em deixar o leite de vaca de lado, ou, já está em processo de transição, é ótimo ir se adaptando com algo que lembre, que aí você começa a perceber que não está perdendo nada em deixar o leite de vaca, e sim, ganhando muitas novas possibilidades e saúde. Segundo, porque é super fácil e rápido de preparar.

O legal desse leite também, é que é ótimo para tomar puro, fazer chocolate quente, colocar no café, tomar com especiarias, fazer vitaminas, sem falar as receitinhas que dá para fazer com os resíduos do leite. Enfim, são váááárias possibilidades que irei trazendo aqui e lá no Instagram para vocês. Mas também usem a criatividade e inovem na cozinha, criando suas possibilidades e se apaixonando por essa arte.

Agora, vamos para a receita, eba!

Como Fazer Leite de Amêndoas
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 xícara de amêndoas (100 gramas)
  2. 3 xícaras de água (para bater)
Instruções
  1. Em um recipiente, cubra as amêndoas com água e deixe-as descansando de 8 a 12 horas.
  2. Descarte a água das amêndoas e lave-as se desejar.
  3. Coloque as amêndoas no liquidificador.
  4. Adicione a água.
  5. Bate bem.
  6. Coe em um voal, pano de prato, ou peneira bem fininha.
  7. Prontinho.
  8. Guarde em um recipiente preferencialmente de vidro e conserve na geladeira por 3 dias.
Notas
  1. O processo de deixar as amêndoas de molho é importante para elas ficarem mais hidratadas e macias na hora de bater no liquidificador.
  2. O legal é deixá-las de molho de um dia para o outro, e como é algo rapidinho de fazer, já bate antes do café da manhã e terá um leite fresquinho.
  3. 3 xícaras de água para 1 de amêndoas fica uma consistência ideal, bem parecida com a do leite de vaca. Mas, se preferir um leite mais cremoso, bata com menos água, já se prefere um leite mais ralinho, adicione mais água.
  4. Se você ainda não tem um voal, por favor, adquira um, vai ser um investimento para sua vida, pois facilita muito o processo de coar, é mais rápido que fazer no pano ou peneira, é fácil de limpar e vai te animar para fazer mais leites vegetais.
  5. Quando parado na geladeira, a gordura do leite irá separar da água, mas é só misturar bem e está tudo certo.
  6. Digo para guardar em vidro por questões de conservação, higiene e visual. É tão lindo ver esse leite em uma garrafinha de vidro.
  7. Também digo é ideal conservar por 3 dias na geladeira, mas se passar desse tempo só vai alterar um pouco o sabor, mas acredito que demoram vários dias para estragar de fato. Não sei dizer ao certo porque isso nunca aconteceu aqui em casa, nunca passa de 3 dias.
Nômade Veg https://nomadeveg.com.br/

Um pequeno relato

Eu ainda não cortei totalmente os derivados do leite da minha alimentação, mas estou no caminho para isso. Quando parei de comer carne, comecei a consumir demais os derivados de leite e carboidratos. Qualquer lugar que se vá, tem pão de queijo, pastel de queijo, salgado de ricota, queijo quente, café com leite, enfim, tem leite em todo que é lugar. E passei assim, um bom tempo assim, sem nem me questionar se aquilo era saudável ou não. Dois anos depois, comecei a estudar e considerar o veganismo, porque é uma porta que eu tinha medo de abrir, pois é um pouco doloroso desapegar dos alimentos que gosto e levam leite e derivados em seus ingredientes. Mas agora, eis que estou no caminho, cortando, dia a dia, pouco a pouco, o leite e seus derivados. O meu processo de transição está acontecendo, aos poucos. Por outro lado, sinto urgência nisso, pois essa é mais que uma causa urgente, é uma necessidade para minha saúde, saúde dos animais e saúde e do planeta.

Bom, é isso pessoal. O leite de amêndoas é um queridinho da minha vida, e espero que se torne da vida de vocês também!
Deixa um comentário aqui me contando o que achou do post! 😀

 

Beijinhos de luz,

 

3 Comentários

  • Avatar
    Filomena Sayão
    6 de maio de 2018 at 18:20

    Que foto linda e que depoimento instigante! TAmbém faço bastante leite vegetal e o de amêndoas é um dos meus preferidos.

    Queria te dizer que estou lançando o primeiro coador de algodão orgânico no Brasil. O coador é 100% agroecológico, e, para resumir, ZERO QUÍMICA. O que garante os leites e sucos totalmente livres de qualquer contato com aditivos, adubos, fertilizantes e pesticidas.

    Temos em duas versões, family size ou profissional, para quem faz muita quantidade ou para restaurantes. E o médio, que é ótimo para gente usar em casa. E ele coa muito bem, não retém não o resíduo.

    A Pau-Brasil já está vendendo online, no Mercado Livre, no Enjoei e Elo7.

    Só procurar na busca por coador orgânico.

    Muito obrigada por essa receita maravilhosa (eu uso mais água).

    Beijos,

    Filomena Sayão, Pau-Brasil Produtos eco-friendly e orgânicos

    Responder
  • Avatar
    Rosana
    15 de outubro de 2019 at 22:44

    Amiga, obrigada por esse gesto de carinho escrevendo essa receitinha nesse lindo blog que é sua cara! E tá cada vez mais lindo…

    Gratidão por sua sempre amorosa contribuição 🙏💓🌼🌰 ao próximo
    Você é uma pessoa muito querida e gentil

    Rosana 😊

    Responder
    • nomadeveg
      nomadeveg
      1 de fevereiro de 2020 at 10:14

      Fico emocionada! Gratidão :)))

      Responder

Deixe um comentário