Acompanhamentos Aperitivos Café da manhã Gastronomia Receitas Veganas

Homus – a Tradicional Pasta de Grão de Bico

Homus é aquela pasta tradicional árabe, feita com grão-de-bico. É uma receita bem conhecida entre os vegetarianos e veganos, porque é tradicionalmente vegana, não precisa adaptar nenhum ingrediente, além de ser feita com nossa querida fonte de proteína, a leguminosa que é o grão-de-bico.

É uma receita que da pra comer em todas as refeições. No café da manhã com torradas, no almoço para complementar as proteínas, lanche da tarde com crudités ou bolacha salgada, no jantar no meio de um sanduíche, wrap, salada, enfim, as possibilidades com essa receita são muitas! E além de ser uma receita versátil, o homus é saudável, porque todos os ingredientes que leva são totalmente naturais e bons para a saúde, é super proteico, ou seja, homus é tudo de bom! 

Essa pasta de grão-de-bico é sabosora demais, pois a combinação do grão-de-bico com a acidez do limão e o amargor do tahine cria um sabor indescritível! Meu limão favorito para essa receita é o siciliano porque é um limão mais ácido, suculento e grande, então uso suco de um limão siciliano e fica perfeito. Mas também da para fazer tranquilamente com o taiti que é aquele nosso limão verde, mas aí geralmente por serem menores, uso suco de um limão e meio, porque a acidez é essencial na receita.

Homus é uma receita bem fácil de fazer. Pra ser sincera o mais difícil é cozinhar o grão-de-bico, que ao meu ver não é nada difícil, pois é basicamente só deixar de molho de um dia para o outro e cozinhar na panela de pressão aproximadamente uns 20 minutos depois de pegar pressão. Ou seja, receita fácil viu gente?! Ah, anota essa dica: você pode cozinhar o grão de bico com alguns temperos como folhas de louro, cominho em pó, temperos que combinam com o grão-de-bico e o homus, que aí já começa dando aquele toque especial.

Uma parte da receita que pode ser trabalhosa é tirar a casca do grão de bico depois de cozido. O homus vai ficar mais cremoso sem a casca do grão, mas confesso que quase nunca tiro, bato com casca e tudo, o segredo é processar bem, ir colocando água aos poucos para ajudar processar e é isso, já vai ficar super cremoso com a casca mesmo. Então é opcional, indico você fazer uma vez com a casca e outra sem, aí você mesmo avalia o que acha que é melhor na sua receita 🙂

Esse preparo dura tranquilamente uma semana na geladeira, ou também pode ser congelado. Aí quando você quiser consumir é só tirar do freezer, deixar descongelando naturalmente, e assim que descongelado, armazena na geladeira por até mais uma semana.

Bom, vamos aprender a preparar homus agora? Salva aí a receita!

Homus - a Tradicional Pasta de Grão de Bico
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 1/2 xícara de grão-de-bico cozido
  2. 1 1/2 colher de sopa de tahine
  3. 1 colher de sopa de azeite
  4. 1 dente de alho
  5. 1 limão siciliano ou 1 1/2 limão taiti
  6. 1 colher de chá de sal
  7. pimenta moída na hora a gosto
  8. 4 a 8 colheres de sopa de água fria
Instruções
  1. Em um processador, adicione o grão de bico, o tahine, o azeite, alho, suco do limão, sal e pimenta
  2. Processe
  3. Assim que o processador pedir, acrescente 4 colheres de sopa de água
  4. Misture com uma espátula e processe novamente
  5. Se necessário, acrescente mais água e ajuste os temperos
  6. Então é só misturar e processar novamente até que fique uma pasta bem cremosa e homogênea
  7. Está pronto!
NômadeVeg https://nomadeveg.com.br/

Essa receita está em formato de vídeo lá no meu IGTV, então se quer ver a consistência da pasta, clica no link rosa e vem ver! Ah, também já aproveita e me segue por lá?! 🙂 Assim você sempre ficará por dentro de todas as novidades que acontecem aqui no Blog e no Instagram, que é a rede social que sou mais ativa.

Se deliciem muito com essa receita homus!

 

Beijão de luz,

 

 

Posts Relacionados

Sem Comentários

Deixe uma resposta