Bebidas Caseiro Gastronomia Receitas

Leite de Coco Caseiro

Fazer leite de coco em casa é muito fácil, tudo que precisamos é um coco seco que é tranquilo de encontrar em qualquer mercado, feira ou sacolão, martelo, água, liquidificador e um coador de voal ou até um pano de prato fininho.

Antes de tudo, precisamos abrir o coco. Existem diversas técnicas por aí, mas qual mais gosto de utilizar é a de ir batendo o coco inteiro com o martelo sem forçar demais. Vai batendo e girando, de forma que bata o coco inteiro. Passados 10 a 15 minutos batendo, a casca vai começar a rachar. Com essa técnica, as vezes a polpa descoca inteira, mas se isso não acontecer, é só pegar uma colher e ir descolando da casca. Você vai ver que vai sair muito fácil porque ficar batendo todo o coco com o martelo ajuda a polpa a “descolar” da casca. Coco descocado, higienize-o com água, pique em pedacinhos e reserve.

A água utilizada para fazer o leite de coco deve ser mineral, filtrada ou então se for direto da torneira, ferva-a e espere ficar morna para utilizar. Particularmente gosto sempre de bater com a água morna porque ajuda a soltar melhor a gordura do coco e deixa o leite mais espesso e gostoso.

A quantidade de água varia de acordo com o tamanho do coco e como você quer o leite. Para um leite “normal” se for uma polpa pequena, 700ml de água é suficiente. Se for uma polpa mais generosa, dá para fazer 1 litro de leite de coco. Se quiser um leite mais ralinho aumenta a água, e se quiser um leite mais espesso diminui a água.

Para preparar o leite de coco caseiro  é só bater bem a polpa do coco com a água no liquidificador, cerca de 5 minutos. Se necessário desligue o liquidificador no meio do processo para não forçar tanto, e volte a bater mais uma vez. Aí é só coar em um coador de voal ou um pano de prato fininho. Enquanto coa, vai espremendo para extrair bem todo o leite de coco.

Aí é só utilizar o leite de coco como preferir. Fica ótimo com café, chocolate quente, mingau, smoothies, enfim, pode utilizá-lo na receita que quiser. 

Se você não utilizar todo o leite de coco na hora que fizer, coloque o leite de coco caseiro em uma garrafa e armazene na geladeira por até 5 dias. A gordura vai separar da água por ficar parado, é normal isso acontecer. Mas basta dar uma chacoalhada na garrafa, bater com um mixer de mão ou então dar mais uma batida no liquidificador que volta ao normal.  

O resíduo do leite de coco confesso já testei em algumas receitas, mas para o meu paladar achei que ficou tudo muito seco e desisti de usar. Se você já fez alguma receita que ficou incrível com os resíduos do leite de coco, compartilha com nós aqui nos comentários.

ensinei o processo todo no texto, mas vou deixar esse card com a receita de leite de coco caseira de forma simplificada.

Leite de Coco Caseiro

Fazer leite de coco em casa é muito simples e delicioso.
Tempo de Preparo40 mins
Categoria: Bebidas, Caseiro
Cozinha: Brasileira
Autora: Ana Leticia Iglikoski

Equipamento

  • martelo
  • liquidificador
  • coador de voal ou pano de prato fino

Ingredientes

  • 1 coco seco
  • 700 a 1000 ml de água morna (a água de deve ser mineral, filtrada ou fervida)

Instruções

  • Abra o coco. Ensino como abro no texto acima.
  • Higienize e pique a polpa do coco.
  • Bata-a no liquidificador com a água morna durante 5 minutos.
  • Coe e prontinho para beber!

Entendeu certinho como preparar o leite de coco caseiro? Me conta nos comentários que vou amar seu feedback! É muito importante para saber se estou sendo clara quando ensino e você se beneficiar cada vez mais com os conteúdos aqui do blog.

 

Um beijão,

Posts Relacionados

Sem Comentários

Deixe uma resposta