É muito bom ter a oportunidade de ficar em casa nesse período de isolamento por conta da pandemia, mas ao mesmo tempo está sendo uma fase difícil, de muitas preocupações com quem a gente gosta, muitas saudades das pessoas e da vida social como era antes. Também nesse período todo mundo está sentindo muita ansiedade e angústia, por não sabermos quando a pandemia vai acabar. E no meio de tudo isso, percebo que a comida tem sido um refúgio, um momento de prazer. E a receita de hoje é uma comida quentinha, que abraça, ainda mais nesses dias de frio e isolamento.
Esse caldo de abóbora e inhame é uma receita muito fácil de preparar e leva apenas ingredientes acessíveis e diretamente da natureza, sem nada processado ou industrializado, portanto é ótimo para nossa saúde.
A parte mais difícil da receita é abrir a abóbora cabotiá, mas para isso tenho alguns truques. O primeiro é enrolar a abóbora no papel alumínio e levar ao forno aquecido em 200 graus por cerca de 30 minutos, aí a abóbora vai ficar mais macia e fácil de abrir. O segundo é levar a abóbora ao microondas, por no máximo 5 minutos, dependendo da potência, também ficará macia e facinho de abrir.
Como acompanhamento, gosto muito de fazer algumas torradas, se quiser uma proteína fica uma delícia fazer um bacon de tofu, e para dar mais um up nos nutrientes e no sabor fica muito gostoso polvilhar levedura nutricional.
Enfim, agora chega de blá blá blá e vamos para a receita desse delicioso caldo de abóbora e inhame.
Caldo de Abóbora & Inhame
Equipamento
- liquidificador
Ingredientes
- 1/2 abóbora cabotiá
- 2 inhames
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 colher rasa de sobremesa de sal
- pimenta moída na hora a gosto
- azeite de oliva
- 1,1 litro de água
Instruções
- Abra a abóbora cabotiá, descasque se preferir e pique-a em pedaços pequenos.
- Descasque e corte o inhame em cubos.
- Descasque e pique o alho e a cebola.
- Tire as sementes da pimenta e corte-a grosseiramente com cuidado.
- Aqueça uma panela grande, coloque um fio de azeite e refogue o alho, a cebola e as pimentas.
- Adicione a abóbora e o inhame e refogue também.
- Adicione a água, o sal, misture bem e tampe a panela. Cozinhe até a abóbora e o inhame ficarem bem macios.
- Deixe esfriar um pouco, e então bata o caldo no liquidificador. É importante esperar esfriar um pouco para não gerar muita pressão no liquidificador e espirrar caldo para todo lado. Para essa quantidade tem que dividir o caldo e bater em 2 vezes.
- Se for comer na hora, volte o caldo a panela para aquecer e sirva. Prontinho!
Notas
Se você for armazenar o caldo, coloque em um pote, espere esfriar por completo e então guarde por até 3 dias na geladeira. Dá para dobrar a receita e fazer para congelar, pode ficar no freezer por até 3 meses. Mas para ficar homogêneo, terá que descongelar e bater de novo no liquidificador antes de aquecer.
Se for fazer para mais pessoas, dobre a receita também.
Essa quantidade de água que uso é para que fique bem cremoso e aveludado como na foto, mas se você gosta de caldo mais ralo ou quer que renda mais, acrescente mais água a gosto.
A pimenta deixa o caldo bem apimentado e super aquece no frio, mas caso você não seja habituado, diminua a quantidade da pimenta, e caso não goste dispense-a.
Você pode aproveitar a semente e a casca da abóbora para fazer snacks saudáveis. É só temperar com sal e azeite e levar ao forno até que fique torradinho.
Se você gosta de ver receitas por vídeos, vem ver aqui no meu IGTV, e já aproveita e me acompanha por lá para ficar por dentro de todas as novidades.
Espero que você goste muito dessa receita, e que esse caldo de abóbora e inhame te satisfaça e aqueça!
Um beijão,
Sem comentários