Menu
Molhos / Receitas

Vinagrete

A receita de hoje é um molho clássico da culinária francesa. Vinagrete é uma emulsão de um ingrediente ácido (como vinagre, limão, laranja, etc), com azeite de oliva e sal. 

Vinagrete é um molho muito simples de preparar, pois basta misturar os ingredientes com um fuê até que estejam emulsionados, ou seja, os dois líquidos que não se unem, estejam unidos formando uma solução estável.

Para fazer vinagrete para churrasco, pastel e feijoada como conhecemos aqui Brasil, basta fazer o molho vinagrete e adicionar vegetais, frutas e temperos que você prefira. O mais clássico aqui é com tomate, pimentão e cebola. Mas gosto muito de inventar novos sabores com novos ingredientes, pois como muito vinagrete por ser meu tempero favorito para saladas, sem falar que é um molho muito saudável né?

Agora vem que vou te ensinar como fazer vinagrete!

Vinagrete

Tempo Total10 mins
Categoria: Molho
Cozinha: Francesa
Porções: 2 pessoas
Autora: Ana Leticia Iglikoski

Equipamento

  • fuê

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal a gosto

Instruções

  • Basta colocar todos os ingredientes em um recipiente e bater com o fuê até que emulsione.

E aí, muito fácil fazer molho vinagrete né? 🙂

Mas deixa contar te um segredinho aqui, como faço muito essa receita no dia-a-dia, acabo não medindo sempre e aí faço no olhômetro mesmo. Geralmente fica mais líquido porque acabo adicionando mais limão e menos azeite, mas fica uma delícia também.

 

Bom é isso, espero que você tenha gostado desse post e dessa receita. Até a próxima!

Beijinhos de luz,

 

Sem comentários

    Deixe um comentário

    Recipe Rating