Menu
Bolos e Tortas / Receitas

Bolo de Chocolate Fofinho, Vegano & sem Glúten

Esse é o primeiro post da nova série aqui do blog “Receita do Chef”, onde vou trazer receitas veganas & especiais de chefs do Brasil. Espero que vocês gostem e aproveitem essas receitas deliciosas que estão por vir! 😀

A primeira chef a estrelar aqui no blog é Daiane Porto, Paraibana, Chef Vegana e integrante da Kombi Cura, projeto itinerante que teve início no Nordeste do Brasil, mais precisamente em Salvador.  É um projeto lindo que está curando e veganizando pessoas Brasil a fora. A Kombi Cura começou sendo um food truck de comida vegana, porém, hoje, estão focados em ministrar oficinas culinárias, ensinando e empoderando pessoas a prepararem suas próprias comidas veganas. Conheci Daiane em uma oficina de laticínios vegetais, em Curitiba. Desde então findamos uma parceria e enquanto a Kombi estava em Curitiba, participei de várias oficinas deles. Gratidão pelo encontro!

Dica: se a Kombi Cura passar pela sua cidade, por amor participe de alguma oficina. Eles tem receitas incríveis e são uns amores de humanos! Saudades Kombi Cura! 

Agora que conhecem um pouco da Chef Dai, vamos falar da receita que traremos aqui! Um Bolo de Chocolate Fofinho, Vegano & Sem Glúten. De todas as receitas que já aprendi com alguém, essa foi de longe a mais reproduzida por mim até agora. Isso porque é um bolo delicioso, saudável, sem glúten, sem lactose, vegano e ainda facinho de fazer. Quando vocês fizerem vão ver como é uma receita que vale a pena ser repetida.

Bolo de Chocolate Fofinho, Vegano & Sem Glúten
Avaliação
Imprimir
Bolo
  1. 2 colheres de sopa de farinha de linhaça mais 6 colheres de sopa de água
  2. 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz, pode ser tanto a branca quanto a integral
  3. 1 xícara de cacau em pó ou achocolatado vegano
  4. 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
  5. 1 pitada de sal
  6. 1/2 xícara de óleo vegetal (melhor de girassol ou de coco em estado líquido)
  7. 1 a 2 xícaras de água/leite vegetal/café/chá quente (vou explicar certinho essa parte)
  8. 1 colher de sopa de fermento
  9. 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  10. 1/2 colher de chá de goma xantana
Calda
  1. 5 colheres de sopa de açúcar mascavo ou demerara
  2. 2 colheres de sopa de cacau ou achocolatado vegano
  3. 5 colheres de sopa de água ou leite vegetal
  4. 1 colher de sopa de gordura de coco ou óleo de coco em estado sólido
  5. Opcional: pedacinhos de chocolate vegano ou nibs de cacau
Bolo
  1. Começamos o bolo preparando o "ovo", que é feito com a farinha de linhaça. Se você já tiver a farinha pronta é só misturar com a água. Caso tenha a semente da linhaça, basta triturá-la no liquidificador e aí sim misturar com a água. Bata bem a mistura com um garfo ou fuê e então deixe descansando.
  2. Pré-aqueça o forno em 200 graus e unte uma forma, de preferência pequena e com furo no meio.
  3. Coloque a água/leite vegetal/café/chá para esquentar. Temos que usar o líquido quente para melhor estrutura e sabor do bolo.
  4. Em um recipiente, misture todos os secos. A farinha de arroz, o açúcar, o cacau/achocolatado e o sal.
  5. Acrescente o óleo nos secos e misture bem, até ficar com aparência de massa de biscoito.
  6. Aos poucos, vá adicionando o líquido quente e mexendo bem até a massa ficar com aparência bem cremosa e fluída. Nessa etapa, se estiver fazendo o bolo com achocolatado, 1 xícara do líquido será suficiente para chegar ao ponto. Caso você estiver fazendo com cacau, a massa pedirá mais líquido. Então, aos poucos vá adicionando mais líquido quente e mexendo até chegar na consistência cremosa.
  7. Agora adicione o "ovo", a linhaça que ficou descansando com água. Misture bem até a massa começar a fazer algumas bolhas. Isso é sinal que o bolo está bom e no ponto.
  8. Adicione o fermento e em cima o vinagre. Agregue gentilmente a toda a massa.
  9. Para finalizar, coloque a goma xantana e mexa a massa delicadamente.
  10. Despeje a massa na forma e leve para o forno por aproximadamente 45/50 minutos ou até espetar palito/garfo e sair limpo.
  11. Deixe o bolo esfriar para desenformar, colocar a calda e cortar.
Calda
  1. Adicione todos os ingredientes em uma panela e mexa até diluir bem.
  2. Leve ao fogo até engrossar.
  3. Se decidiu usar chocolate, adicione-o por último, quando a calda já estiver no ponto. Então é só deixá-lo derreter e pronto. Se decidiu usar nibs, pode só acrescentá-lo assim que a calda estiver pronta. Ele não derrete e se manterá em pedacinhos.
Notas
  1. A escolha do cacau é bem importante, pois a qualidade do bolo em questões de textura e sabor dependerão de um bom cacau ou achocolatado. As marcas de cacau que usei e aprovei foram Mavalério e Apti. As que provei e desaprovei são das marcas Sabor Verde e Mãe Terra. A única marca de achocolatado que usei para fazer o bolo e gostei do bastante foi a Native.
  2. Prefira formas pequenas e com furo no meio, bolos sem glúten se desenvolvem melhor com essas condições. Sempre utilizo uma forma pequena de silicone com furo no meio que possui gominhos, acho ela perfeita para esse bolo.
  3. Esse bolo não cresce muito, dessa forma é ainda mais recomendada a dica anterior.
  4. Não corte bolos sem glúten quando ainda estão quentes. Nessa etapa o bolo ainda está se estruturando mesmo após sair do forno. Sei que é difícil mas vale a pena 😀
  5. Sobre a parte do líquido quente. Já fiz com água, com leite vegetal, com café e com chá de especiarias (cardamomo, canela e cravo). Todos ficam muito bons e dão super certo.
  6. Sobre a calda, se for utilizar leite vegetal claro que é melhor usar um caseiro. Mas, na correria do dia a dia já usei leite de coco industrializado da sococo e ficou maravilhoso e com a textura incrível.
  7. A goma xantana ajuda a dar estrutura a bolos sem glúten, e encontra-se em lojas de produtos naturais.
Nômade Veg https://nomadeveg.com.br/

Espero que esse post inspire vocês a fazerem esse bolo de chocolate tão gostoso e saudável! Eu e a Dai ficaremos muito felizes vendo vocês reproduzindo essa receita! 

Me conta aqui nos comentários o que achou da nova série do blog e se gostou da receita. E deixo aqui o convite para me seguir no Instagram,  PinterestFacebook!

Beijinhos de luz,

 

 

2 Comentários

  • Avatar
    Marize
    4 de fevereiro de 2020 at 19:14

    Amei, fiz e ficou delicioso 😍

    Responder
    • nomadeveg
      nomadeveg
      7 de fevereiro de 2020 at 10:41

      Ebaa! Fico muito feliz 😀

      Responder

Deixe um comentário