Essa é uma receita que sei que muitas pessoas já sabem, pois é um preparo do nosso dia-a-dia brasileiro. Mas também existem aquelas pessoas que não sabem, e não tem nenhum problema nisso, pois não nascemos sabendo nada, e agora você está aqui para aprender como fazer feijão. Vou explicar em detalhes de como preparar um bom feijão para garantir que você entenda bem o processo.
Comece Deixando o Feijão de Molho
É muito importante deixar o feijão de molho, pois além de hidratar os grãos e cozinhá-los bem mais rápido, deixar o feijão de molho elimina os fitatos dos grãos, que atrapalham na absorção dos nutrientes e causam muitos gases. Então, se você sente muito estufamento (pum) após comer feijão, essa etapa é extremamente importante. Tá, mas quanto tempo deixar de molho? No mínimo 8 horas. Se você vai cozinhar para o almoço, coloque o feijão a noite em um recipiente, cubra-o e deixe-o de um dia para o outro. Se você vai cozinhar para o jantar, deixa de molho durante o dia. É muito simples, basta adquirir o hábito e fazer um “clique” na mente como: “vou cozinhar feijão então já vou deixar ele aqui de molho“.
Particularmente, gosto de trocar a água do molho e fazer um remolho, sinto bem menos estufamento durante a digestão. Algumas vezes deixo o feijão de molho, vou trocando a água durante umas 24 horas (de 8 em 8 horas) para aí cozinhar. Também já tiveram vezes que fiz esse molho + remolho no total de 24 horas, por algum motivo não cozinhei o feijão e então o deixei de molho uns 3 dias dentro da geladeira antes de cozinhar.
Outra dica, é deixar o feijão de molho quanto tempo você quiser, lembrando que um tempo grande de molho necessita trocar a água pelo menos cada 8 horas, então descartar a água, enxaguar bem os grãos, armazená-los em um saquinho, tirar o máximo de ar e congelar. Dá pra fazer um estoque de grãos hidratados no freezer pra não correr o risco de esquecer de deixar o feijão de molho quando for cozinhar.
Mas, em último caso, se você não deixou de molho e também não tem congelado, ferva o feijão alguns minutos, descarte a água, adicione uma nova e aí cozinhe. Mas faça isso em últimos casos porque não é mais indicado. E nesse caso os grãos vão precisar pelo menos mais 5 minutos de pressão.
Esse processo tão importante do molho e remolho, aconselho você ir fazendo os testes do tempo, que então você vai saber o que é melhor para o seu organismo.
Cozimento
Agora vamos ao cozimento! O mais indicado é cozinhar o feijão na pressão, pois é bem mais rápido. Mesmo deixando os grãos de molho, se você cozinhar na panela normal vai levar quase 1 hora para chegar no ponto ideal. Então quem tem medo de panela de pressão, bora enfrentar esse medo aí viu!
O cozimento dos grãos na panela de pressão é simples, basta colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água (2 dedos de água acima do feijão é o suficiente), adicionar temperos se quiser já saborizar o feijão, como folhas de louro, uma cebola piquê (cebola espetada com cravos), misturar ambos, enfim, aí tampa a panela, leva o fogo médio pra alto, e assim que pegar pressão diminui o fogo e deixa 10 minutos. Aí é só desligar a panela, deixar a pressão sair naturalmente e temperar.
Ah, você também pode congelar o feijão já cozido, aí o ideal é congelar com o caldo, descongelar e temperar na hora de servir para ficar com sabor mais fresco e parecer um feijãozinho feito na hora.
Temperos
E falando em tempero, nada melhor que um feijão bem temperado né? Meus temperos favorito para o feijão são: alho, pimenta dedo-de-moça, mix de pimentas moídas na hora, sal e só. Fica perfeito! Aí é só fritar os temperos, misturar com o feijão e deixar cozinhando um tempo até engrossar o caldo.
Uma dica para variar os temperos no feijão carioca ou feijão branco é acrescentar açafrão, tomate e cenoura e deixar cozinhando junto na hora de temperar. Fica incrível!
Como Engrossar o Caldo
Para engrossar o caldo, uma dica preciosa é esmagar alguns grão de feijão, e aí é só esperar cozinhar e engrossar. Só isso. Não vá colocar farinha de trigo para engrossar que não precisa viu?
Feijão é Proteína?
Para quem tem dúvida, feijão é proteína sim! Feijão tem proteína, feijão tem ferro, ou seja, o feijão é um grande aliado em dietas vegetarianas e veganas. A combinação de feijão (leguminosa) + arroz (cereal) possui os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa, mas claro que é sempre bom complementar com acompanhamentos como legumes, saladas e grãos para dar um up nos nutrientes.
Esse post está bem detalhado, então recomendo você ler tudo para entender cada processo, mas mesmo assim vou deixar a receita de feijão de forma mais simplificada no quadrinho de receitas. Vamos lá!
- 1 1/2 xícara de feijão
- 2 folhas de louro
- água
- 4 dentes de alho
- 1 pimenta dedo de moça sem as sementes
- mix de pimentas moídas na hora (pimenta do reino, pimenta da jamaica e pimenta branca)
- sal a gosto
- óleo ou azeite
- Lave os grãos de feijão e deixe-os de molho no mínimo 8 horas
- Se quiser, faça um remolho dos grãos e deixe mais algumas horas
- Escorra a água do molho e enxágue
- Coloque o feijão e as folhas de louro na panela de pressão
- Cubra com água, 2 dedos acima dos grãos é o suficiente
- Leve ao fogo alto. Assim que pegar pressão, diminua o fogo para baixo e deixe 10 minutos
- Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente
- Enquanto isso, pique ou processe os alhos e a pimenta
- Aqueça uma panela, entre com o mix de pimentas moídas na hora para liberarem os óleos e aromas, adicione o óleo ou azeite, e frite os alhos e a pimenta
- Assim que dourar o alho, misture com o feijão
- Acrescente sal e misture
- Cozinhe até engrossar o caldo. Se quiser, esmague alguns grãos de feijão para o caldo engrossar mais rápido
- Assim que estiver bem caldoso, prove, ajuste o sal se necessário e prontinho!
- Essa porção de feijão serve 4 pessoas
Gostou da explicação da receita de feijão? Me conta aqui nos comentários! 😀
Se quiser ver essa receita em vídeo, vem ver aqui no IGTV e já aproveita e me acompanha lá no Instagram vai, assim você fica por dentro de todos os novos conteúdos do Nômade Veg 🙂
Beijão,
Sem comentários