Existem diversas formas de se preparar um bom molho de tomate, e essa primeira maneira que vou ensinar a preparar aqui no blog é uma receita que amo demais e já fiz diversas vezes em época de tomate, porque geralmente meu vô e meu pai plantam, então sempre tem tomate em abundância.
Essa é uma receita de molho de tomate caseira que em geral é simples de fazer, ela parece trabalhosa por ter que tirar as peles dos tomates, mas essa é uma parte super divertida de fazer se você se entregar para a receita, confia em mim 😀
Uma das melhores partes desse molho de tomate natural, é o aroma que ele deixa pela casa. É um perfume que vocês precisam fazer para sentir, ô coisa pra ser cheirosa é esse molho viu meu povo. E não é só cheiro bom, esse molho de tomate é muito bom, super saboroso e delicioso.
Nessa receita só tiro as peles do tomate, as sementes mantenho para render mais o molho, e o que uso para tirar a acidez das sementes é apenas uma pitada de açúcar, mas se você quiser uma versão sem açúcar, substitua por um cenoura bem picadinha ou triturada, basta colocar antes do tomate, dar uma fritadinha e fazer o restante como ensino na receita.
O legal dessa receita é que ela por si só já é um delicioso molho de tomate para macarrão, mas também pode ser base para muitas outras receitas. É uma receita que todo mundo precisa aprender para saber como fazer em casa e até mesmo surpreender os convidados.
Me empolguei e falei bastante desse molho , mas é porque é uma receita que realmente amo e queria muito ensinar vocês a preparar, então lá vamos nós!
- 1,3 quilo de tomates italianos bem maduros
- 10 gramas de alho descascado
- pimenta em grãos moída na hora
- sal a gosto
- azeite de oliva
- pitada de açúcar
- Corte um X na bundinha dos tomates
- Cozinhe-os 1 minuto em água fervente
- Com cuidado, retire-os da panela e transfira para uma bacia de água fria
- Retire toda a pele dos tomates, puxando a pontinha dos cortes que vão ter se soltado
- Pique os tomates
- Pique os alhos
- Descarte aqueles miolos brancos dos tomates, pois são muito rígidos para cozinhar
- Aqueça uma panela funda
- Adicione azeite de oliva, aproximadamente 2 colheres de sopa
- Entre com os alhos picados e frite até dourar
- Acrescente os tomates picados e misture-os com os alhos
- Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos
- De tempos em tempos, mexa o molho para não queimar o fundo
- Também vá esmagando os tomates com a espátula para dissolverem melhor
- Finalize o molho com sal, pimenta moída na hora, uma pitada de açúcar e azeite de oliva a gosto
- Você pode deixar o molho bem rústico ou então dar umas pulsadas com o mixer de mão ou liquidificador para ficar mais dissolvido
- Prontinho!
- O molho rende aproximadamente 650 gramas
- Você pode consumi-lo na hora ou então armazenar preferencialmente em potes de vidro e manter na geladeira alguns dias ou então congelar
- Para ter molho congelado em casa, sugiro dobrar a receita
- Você também pode aromatizar seu molho com folhas de manjericão, tomilho, sálvia, louro, o que sua imaginação permitir e seu paladar gostar
Se quiserem ver essa receita em vídeo, postei la no IGTV do Instagram, é só clicar aqui. Também já deixo meu convite para me acompanhar por lá, assim você não perde nenhum conteúdo que trago por aqui.
Beijões de luz
Sem comentários