Cozinha Dicas Gastronomia

Como Higienizar e Armazenar Saladas de Folhas

Essa dica para armazenar saladas de folhas é daquelas dicas que vale a pena levar para a vida toda, por isso estou repassando aqui para vocês. Eu sei que muitas vezes, deixamos de comer salada em casa por preguiça de higienizar as folhas toda vez que vamos comer. Mas, com essa dica, isso não vai mais acontecer, e com certeza você vai aumentar seu consumo de folhas verdes nas suas refeições em casa, pois vai ter salada higienizada para a semana toda.

Vamos ao passo a passo?! 

Higienização

A primeira coisa a se fazer é higienizar as folhas. A melhor forma é deixando-as de molho de 10 a 20 minutos naquelas soluções de hipoclorito de sódio próprias para higienizar frutas e verduras. Na embalagem vem a descrição da quantidade que precisa dissolver na água, mas geralmente são 10 ml de produto para 1 litro de água. Então basta fazer a solução na proporção correta, colocar as folhas ali e esperar. Depois das folhas ficarem de molho, lave-as bem em água corrente para tirar o produto.

Secagem

Antes de armazenas as folhas na geladeira, você precisa secá-las. Pois se guardá-las molhadas, vão ficar com aspecto de cozidas e murchas, nada atrativas né? O que queremos é o contrário, folhas fresquinhas e crocantes. Para secá-las, o ideal é aquelas centrífugas de saladas, vou deixar alguns links aqui embaixo caso queira investir em uma, mas calma que também da pra secar mesmo não tendo a centrífuga. Basta espalhar as folhas em um pano de prato, e as deixar ali até secar. Para agilizar o processo, vá dando umas batidinhas delicadas com outro pano ou papel toalha para absorver a água. Mas com cuidado para não machucar as folhas tá.

Armazenamento

Vamos para a parte mais esperada, que é como guardar as saladas de folhas na geladeira. Você vai precisar de um pote de plástico grande, uso um bem grande de 8 litros que ai cabe tranquilamente 2 a 3 pés de folhas e posso abusar das saladas durante a semana. Vou deixar o link do meu pote aqui, gosto muito dele porque custou bem barato e é ideal para colocar na geladeira. Para armazenar, basta forrar o pote com papel toalha ou um pano, aí você coloca uma camada de folhas, outra camada de papel ou pano, mais folhas e assim até acabar. A última camada de folhas é bom cobrir também, pois o papel toalha ou o pano vai absorver qualquer umidade que possa ter ficado e impedir que suas folhas murchem. E aí pronto, é só guardar na geladeira e toda vez que quiser comer saladas basta abrir o pote e pegar as folhas.

 

Hipoclorito

No mercado que vou, sempre encontro esse hipoclorito de sódio que se chama utilis da marca coala. Gosto bastante e indico porque é um vidro grande que rende bem, e tem um ótimo custo x benefício. 

 

 

Centrífugas de Saladas

Uma centrífuga é um ótimo investimento, e vou deixar aqui os links da curadoria que fiz para vocês.

Esse modelo da marca Arthi está linda demais e com o preço ótimo. Tem nas cores brancaazul tifanny e vermelha.

Essa da marca plasútil é menorzinha e mais delicada, bom por ser mais fácil de guardar e também tem uma cor neutra que combina com qualquer cozinha. Acesse aqui.

 

Essa centrífuga é um sonho de consumo. É de uma marca americana chamada oxo. É uma centrífuga automática, você não precisa ficar girando para secar, basta apertar no meio para começar centrifugar e para parar basta apertar o botãozinho do lado. É tipo um daqueles robozinhos que nos auxiliam na cozinha. Claro que é bem mais cara que as outras por ser importada e tão prática. Essa centrífuga tem na versão inox que é um material super resistente e higiênico, e também na versão em plástico, que aí é um pouco mais em conta.

E por fim, essas centrífugas nessas versões mais clássicas com esses prendedores laterias, que deixam a centrífuga com bastante firmeza para a secagem. Tem essa da cuisinart, da mastrad, e dynast, todas nas cor verde e de plástico.

 

É isso pessoal, espero que essas dicas de higienização e armazenamento de saladas realmente ajude vocês a comerem mais folhas verdes durante toda a semana. Não esqueça de ir variando as espécies e cores das folhas para não enjoar e variar os nutrientes.

 

Um beijão,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Sem Comentários

Deixe uma resposta