Esse prato é uma versão vegana da tradicional bacalhoada, que é um assado de peixe com batatas. Essa receita é uma herança dos nos nossos colonizadores portugueses, responsáveis por trazerem o catolicismo para nosso país, e por isso é uma receita muito preparada em época de páscoa.
Para quem não consome carne, tem alergia a peixes, ou quer fazer um prato diferenciado do tradicional para surpreender a família ou os amigos, essa batatalhoada com palmito é uma ótima sugestão.
Nessa bacalhoada vegana, para substituir o bacalhau do prato, vamos usar palmito em conserva, mas daremos um tratamento especial para que lembre o prato tradicional. Vamos começar esquentando água em uma panela, adicionar alga marinha de sua preferência na água para fazer uma infusão de algas, e então cozinhar os palmitos em conserva durante 15 minutos. Esse processo de cozinhar os palmitos em conserva é muito importante para eliminar as bactérias que podem causar botulismo, uma doença rara neuroparalítica causada pela contaminação de toxinas bacterianas. Ferver os palmitos nessa infusão de algas também vai ajudar tirar a acidez excessiva da conserva, e ainda trazer um sabor de mar, lembrando a carne de peixe. Outro detalhe que vai ajudar o palmito lembrar o peixe, é a forma como vamos cortá-lo, mas essa parte vou ensinar no preparo da receita.
Por ser um prato que não tem nada rico em proteínas e geralmente é servido com arroz, para enriquecer a refeição, indico servir com alguma salada de grãos de leguminosas, como grão de bico, feijão ou lentilha, que são grãos riquíssimos em proteína. Se você consome álcool, esse preparo vai muito bem com um vinho branco.
Um ingrediente essencial nessa batatalhoada com palmito, é um bom azeite de oliva, e o que mais combina com certeza é um azeite português.
Sem mais delongas, vamos a receita!
Batatalhoada com Palmito
Ingredientes
- 6 batatas pequenas
- 2 vidros de palmito em conserva
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/2 xícara de tomate cereja
- 1/2 xícara de azeitonas pretas
- 1/2 xícara de azeite português
- 2 folhas de louro
- 6 dentes de alho
- sal a gosto
- pimenta em grãos moída na hora
- alga marinha
Instruções
- Esquente uma panela de água. Assim que ferver a água, coloque as algas marinhas e os palmitos. Cozinhe durante 15 minutos.
- Corte os palmitos na metade no sentido vertical, e ao meio novamente no sentido horizontal. Esse corte é para lembrar postas de peixe. Reserve.
- Com um garfo, fure as batatas. Esquente novamente a panela com água, e assim que ferver adicione sal e as batatas. Cozinhe por 10 minutos. Depois de cozidas corte-as em rodelas e reserve.
- Esmague os dentes de alho.
- Corte os pimentões em tiras.
- Aqueça uma frigideira, unte com azeite, adicione 2 dentes de alho com casca e as folhas de louro. Sele as postas dos palmitos dos dois lados até ficarem dourados. Reserve.
- Hora da montagem. Coloque uma quantidade generosa de azeite de oliva no fundo da forma e faça uma camada com as batatas e os palmitos. Tempere com sal, pimenta, e mais azeite de oliva. Coloque os dentes de alho com casca, inclusive os que foram para a frigideira, os tomates, as azeitonas e os pimentões, intercalando tudo para ficar bem colorido. Tempere novamente essa camada com sal, pimenta e mais azeite de oliva. Se a forma for grande e couber as duas camadas pronto, se não vai fazendo mais camadas seguindo essa ordem até que acabem os ingredientes. Mas lembre que cada camada deve ser temperada.
- Cubra a forma com papel alumínio, leve ao forno pré-aquecido em 180 graus durante 30 minutos. Retire o papel alumínio, prove os temperos, se necessário adicione mais sal e asse mais 30 minutos. Prontinho para servir!
Caso você faça esse prato apenas para 1 ou 2 pessoas, reduza-o na metade.
Sirva com arroz branco, salada de leguminosas e vinho branco.
Espero que você aproveite o preparo, se delicie com o prato e surpreenda a todos que comerem. Bom apetite e volte sempre!
Um grande beijo,
Sem comentários