Junho é um mês de muitas comemorações, e junto com as comemorações estão as famosas e esperadas comidas de festa junina. É difícil escolher qual é a mais gostosa né? Mas fala sério, vai chegando o friozinho uma canjica quentinha e cremosa é algo difícil de resistir.
Essa canjica vegana é sensacional, porque fica muito parecida com a versão original da canjica em questão de sabor e cremosidade. E ainda tem a vantagem de ser mais leve e saudável por não conter leite condensado na receita.
Para substituir o leite de vaca da receita de canjica, vamos fazer e utilizar leite de amendoim. E para facilitar a vida, vamos utilizar pasta de amendoim para preparar o leite, o que torna o processo bem mais prático e traz o mesmo resultado que fazer diretamente com o grão de amendoim.
Para engrossar a canjica vegana, vamos utilizar leite de coco industrializado de garrafinha que é mais gorduroso e espesso do que o leite de coco caseiro. Mas vale lembrar que a própria canjica, por ser rica em amido faz o papel de engrossar o caldo. E quanto mais você cozinhar, mais encorpado vai ficar o caldo. Particularmente não gosto de deixar a canjica muito grossa na hora que estou cozinhando, porque é uma receita que rende e sempre acaba indo para a geladeira, e na geladeira a canjica acaba absorvendo o caldo e fica naturalmente mais grossa e cremosa.
A quantidade de açúcar que vai na receita é uma quantidade que deixa bem equilibrada a questão do doce. Caso você tenha um paladar mais puxado pro doce, prove e adicione mais açúcar se achar necessário.
Antes de irmos para a receita de canjica vegana, deixo meu convite pra você acompanhar meu trabalho pelas redes sociais, assim você sempre vai estar por dentro das novidades aqui no blog. Estou no Instagram, Pinterest & Facebook! Vejo você por lá!
Agora vamos aprender a preparar essa deliciosa canjica vegana!
Canjica Vegana
Equipamento
- Panela de pressão
Ingredientes
- 2 xícaras de canjica branca ou amarela
- água
- 3 paus de canela
- 10 cravos-da-índia
- 1 xícara de açúcar cristal ou demerara
- 1 litro de leite de amendoim
- 200 ml de leite de coco industrializado
Opcional
- 1/4 xícara de coco ralado
Leite de Amendoim
- 5 colheres de sopa de pasta de amendoim
- 1 litro água morna
Instruções
- Deixe a canjica de molho por no mínimo 8 horas.
- Descarte a água do molho da canjica, enxágue em água corrente, coloque na panela de pressão, cubra a canjica 3 dedos de água acima, acrescente os cravos e as canelas, e cozinhe por 40 minutos em fogo baixo após pegar pressão.
- Assim que cozida a canjica, deixe a pressão sair naturalmente. Verifique se sobrou água do cozimento. Se sim, descarte. Se não, já vamos para o próximo passo.
- Prepare o leite de amendoim. Esquente 1 litro de água, deixe ficar morna para não gerar pressão no liquidificador, então bata com a pasta de amendoim por aproximadamente 5 minutos, até que fique homogêneo.
- Quando o leite estiver pronto, adicione o açúcar no liquidificador e bata bem antes de ir para a panela.
- Acrescente o leite de amendoim adoçado na panela, ligue o fogo baixo e misture bem.
- Depois de 5 minutos, entre com o leite de coco industrializado e o coco ralado se decidiu usar. Cozinhe por mais alguns minutos, lembrando que quando mais cozinhar, mais encorpado vai ficar.
- Prontinho para servir!
Dicas
É muito importante filtrar ou ferver a água que irá utilizar para o leite vegetal de amendoim. Já estraguei leite usando água diretamente da torneira. Mas usamos a água morna para bater o leite, pois quando está quente pode gerar pressão no liquidificador, e além de fazer uma bagunça você pode se queimar. E o fato de estar morna também ajuda soltar as gorduras do amendoim e deixar o leite homogêneo.
Dá para guardar a canjica pronta na geladeira por até 5 dias. Quando ela fica na geladeira, os grãos absorvem o líquido e a canjica fica mais grossa e cremosa, então na hora de esquentar, se quiser que fique mais molhadinha adicione um pouco de água ou leite vegetal.
Espero que vocês tenham gostado da receita, façam e saboreiem! Ah, e voltem sempre que quiser!
Beijos juninos,
Sem comentários