Menu
Caseiro / Receitas

Alho Assado – Delicioso Tempero Caseiro

Hoje vou ensinar vocês a preparem um tempero diferente, feito com alho, que é um ingrediente que usamos muito no nosso dia a dia, mas, se assado, fica com um toque muito especial e super saboroso. Como tempero,  pode ser usado no arroz, em caldos, no feijão, em hambúrgueres, enfim, em tudo que você quiser.

E o mais legal é que esse tempero é versátil e também pode ser usado como “molho de sachê” em sanduíches, batatas assadas, pizzas, enfim, no você achar que combine. Digo que é um “molho de sachê” natural e ecológico, e quando vocês fizerem vão entender o porque.

Deixei vocês curiosos né? então vem cá que vou ensinar como faz 😀

Tempero Natural: Alho Assado
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 cabeça de alho (ou várias)
  2. azeite de oliva (opcional)
  3. sal (opcional)
Instruções
  1. Separe uma cabeça de alho inteira. (ou várias) (use preferencialmente alhos orgânicos).
  2. Corte toda a parte de cima da cabeça como está na foto. Certifique que todos os dentes de alho ficaram sem as pontas.
  3. Se quiser, tempere com azeite de oliva e sal.
  4. Enrole em um pedacinho de papel alumínio. (O lado mais brilhante é para dentro tá).
  5. Leve ao forno por 40 minutos.
  6. Tire do papel alumínio e prontinho!
  7. Para usar é só tirar os dentinhos de alho da cabeça e apertar a base deles, que vai sair todo o alho pela pontinha que foi cortada.
Nômade Veg https://nomadeveg.com.br/

Observações

  • Se você for assar só uma ou pouquinhas cabeças de alho, é legal fazer quando você já for assar algo no forno, que aí acha um cantinho ali pra cabeça de alho e pronto. Já economiza gás ou luz.
  • Mas, se quiser, dá para assar várias cabeças. Aí é só tirar todos os alhos da casca, colocar em um potinho (preferencialmente de vidro), acrescentar azeite de oliva e sal para ajudar na conservação. Fica super prático para usar no dia a dia e não precisar ficar descascando alho sempre que for cozinhar.
  • Já assei sem o papel alumínio, mas quando vai tirar o dente de alho da casca ele sai inteiro, e não pastinha como quando assado com o papel alumínio. Mas, se você tiver um processador aí e quiser economizar lixo, assa sem o papel alumínio mesmo e coloca no processador que vai virar a pastinha e o gosto vai ser igual. Aí faz o mesmo processo do tópico anterior para conservação.
  • “Ah, não quero ter todo esse trabalho”. Assa umas três cabeças de alho e guarda na geladeira com a casquinha mesmo, ai tira quando for usar. Já armazenei dessa forma até duas semanas.
  • Eu acho super divertido usar o dentinho de alho como substituto de molho em sachê, principalmente quando o alho ta quentinho ainda. É legal porque você aperta a base do dentinho de alho e sai todo o alho como um molhinho. Me divirto fazendo isso haha. Digo que é meu molho de sachê natural e ecológico.

É isso pessoal, espero que amem esse tempero/molhinho direto da natureza!

Vem acompanhar o Nômade Veg nas redes sociais também! Aqui esta o Instagram, aqui o Facebook e aqui o Pinterest.

 

Beijinhos de luz,

Sem comentários

    Deixe um comentário