Menu
Pratos Principais / Receitas

Hambúrguer Vegano de Feijão com Beterraba

Não sei vocês, mas eu sou apaixonada por comidas bem coloridas. Parece que quanto mais colorida (naturalmente), mais saudável é, né? E esses hambúrgueres que vou ensinar vocês a prepararem hoje, são os que ficaram com a coloração mais linda de todos que já fiz, isso graças e nossa amada beterraba 😀
Inclusive, devido a cor desses hambúrgueres, são uma ótima opção para conquistar os carnistas e as crianças.
Também são hambúrgueres cheios de nutrientes, saudáveis e ainda sem glúten! Ebaaa!
Vamos fazer??? 😀

Hambúrguer Vegano de Feijão com Beterraba
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 xícaras de feijão (algum que tenha a coloração mais clara)
  2. 1 xícara de beterraba ralada (2 beterrabas médias)
  3. 1 xícara de cebola picada (1 cebola média)
  4. 3/4 xícara de cebolinha picada
  5. 1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz (preferencialmente integral)
  6. 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  7. sal a gosto (usei 2 colheres de chá)
  8. pimenta cayena (1/2 colher de chá)
  9. pimenta do reino a gosto
  10. noz moscada a gosto
Instruções
  1. Antes de tudo, deixe o feijão de molho na água com umas gotinhas de vinagre ou limão, durante 8 horas, por conta dos fitatos presentes nas leguminosas.
  2. Cozinhe o feijão na pressão, deixando 25 a 30 minutos em fogo médio depois de pegar pressão. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente.
  3. Rale as beterrabas
  4. Pique a cebolinha
  5. Separe e reserve todos ou outros ingredientes.
  6. Em um recipiente grande, transfira os grãos do feijão cozido e amasse-os com um garfo mesmo.
  7. Doure a cebola no azeite de oliva, e assim que estiver dourada, misture-a com o feijão que já está amassado.
  8. Acrescente a beterraba ralada, os outros temperos, e o sal. Misture bem e prove como está de temperos e de sal. Ajuste se necessário. Nessa etapa garanta que está tudo bem misturado.
  9. Aos poucos, vá adicionando 1 xícara da farinha de arroz, até formar uma massa que dê para modelar. Aqui tem que tomar cuidado pra não colocar farinha demais. As vezes o grão está bem molhado e pede mais farinha, as vezes não precisa tanto. Tome cuidado.
  10. Então, modele com a mão mesmo os hambúrgueres do tamanho que você desejar, e finalize passando farinha por toda a superfície de fora dos hambúrgueres.
  11. Prontinho, agora é só guardar os hambúrgueres no congelador!
Notas
  1. Mesmo que você queira comer na hora os hambúrgueres, é bom deixar pelo menos uns 30 minutos no congelador, assim eless ficam mais firmes para fritar ou assar.
  2. Já se você fez para ter hambúrguer pra comer no dia a dia, a boa notícia é que da pra ficar bastante tempo no congelador. Não sei o tempo máximo porque aqui nunca passou de 2 semanas.
  3. Se você for fritar com pouco óleo, não fique virando toda hora. Deixa fritar bem de um lado, então vire e deixa fritar bem do outro.
  4. Eu fiz um teste de assar os hambúrgueres em fogo médio durante 40 minutos e depois só levei para a frigideira com um pouco de óleo para fazer a casquinha. Recomendo. Só lembre de untar bem a forma e tirá-los da forma ainda quentes e com cuidado para não grudar.
  5. Fritura por imersão nunca testei, mas acredito que fique bem saboroso. Porém menos saudável né. Mas de vez em quando tudo bem hehe
  6. Essa combinação de temperos eu achei perfeita pra esse hambúrguer. Mas caso seu paladar não esteja acostumado com a pimenta, tome cuidado com a pimenta cayena porque ela é bem forte. E é aquilo que sempre digo, sinta-se a vontade para retirar ou substituir os temperos.
  7. Última dica e a mais importante: cozinhe sempre com muito amor e cuidado e tenha certeza que você vai surpreender até você mesmo com seus pratos! 🙂
Nômade Veg https://nomadeveg.com.br/

Façam e me contem aqui nos comentários o que acharam dessa receita! 😀

E fica aqui o convite para vocês me acompanharem no Instagram, no Facebook e no Pinterest! Gratidão! 😀

Beijinhos nutritivos,

Sem comentários

    Deixe um comentário